A exposição “HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break” é reconhecida como um dos acervos mais importantes da cultura Hip-Hop no Brasil. A mostra acaba de vencer a categoria “Projeto Especial” de música popular no Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), reforçando sua relevância histórica e cultural.
Com curadoria coletiva assinada por OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay, Thaíde, Sharylaine, ALAM Beat e Rose MC, a exposição reúne mais de 3.000 itens que documentam a chegada, consolidação e evolução do Hip Hop em São Paulo, desde os anos 1980 até os dias atuais.
Entre os destaques da Exposição de Hip Hop, estão fotografias e vídeos raros, equipamentos de som originais, roupas de época, panfletos, fitas K7 e VHS, além de registros inéditos que ajudam a preservar a memória da cultura urbana. O acervo valoriza os quatro elementos do Hip Hop — DJ, MC, breaking e grafite — e sua influência direta na juventude periférica paulistana.
A mostra oferece uma experiência sensorial e histórica, conduzindo o público por uma linha do tempo que parte das influências do Hip Hop no sul do Bronx, em Nova York, até a ocupação de espaços emblemáticos da cidade de São Paulo, como a Estação São Bento e a Praça Roosevelt, pontos fundamentais para a história do movimento no Brasil.
A Exposição de Hip Hop no Sesc 24 de Maio está aberta ao público em São Paulo e segue em cartaz até o dia 29 de março de 2026. A entrada é gratuita, tornando a visita acessível a todos que desejam conhecer ou revisitar a trajetória de uma das culturas mais importantes da música e da arte urbana.
Vida longa à nossa cultura. Visite o “HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break”!
Veja na publicação abaixo, alguns vídeos sobre a exposição:
Relacionado
Fonte