PUBLICIDADE

conheça projeto gaúcho de incentivo a cultura

A cultura hip hop vai ocupar a Escola Estadual Isabel de Espanha, em Viamão, com as oficinas: Hip Hop Ação, que promovem formação, arte e protagonismo comunitário. Como parte das atividades preparatórias para o 4º Hip Hop no Bairro, o projeto realizará oficinas gratuitas de MC, breaking e graffiti, com estudantes da escola e também […]

conheça projeto gaúcho de incentivo a cultura


A cultura hip hop vai ocupar a Escola Estadual Isabel de Espanha, em Viamão, com as oficinas: Hip Hop Ação, que promovem formação, arte e protagonismo comunitário. Como parte das atividades preparatórias para o 4º Hip Hop no Bairro, o projeto realizará oficinas gratuitas de MC, breaking e graffiti, com estudantes da escola e também abre edital para seleção de oito atrações da cultura hip hop de Viamão e Região Metropolitana que se apresentarão no evento, marcado para o dia 08 de novembro de 2025.

As ações integram o projeto Hip Hop no Bairro – Cecília, realizado pela Associação da Cultura Hip Hop de Viamão (ACH2V) com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O objetivo é fortalecer a cultura hip hop como ferramenta de educação e transformação social.

Edital selecionará artistas para o palco do Hip Hop no Bairro

Artistas da Cultura hip hop de Viamão e Região Metropolitana já podem se preparar para participar do edital de seleção de apresentações para compor a programação artística do evento. Serão selecionados oito artistas da Cultura Hip Hop, que receberão um cachê de R$500,00 cada para apresentar seu trabalho no palco do 4º Hip Hop no Bairro – Cecília.

O edital do Hip Hop no Bairro acaba de ser lançado – leia o edital completo aqui. O objetivo é valorizar talentos locais e fomentar a cena hip hop da região, promovendo diversidade, representatividade e profissionalização. As inscrições online acontecem – por meio deste formulário –  a partir de segunda-feira (28).

Serviço do Edital de Seleção de Artistas Hip Hop no Bairro

Lançamento do edital: 28 de julho 
Último dia de inscrição: 17 de agosto
Resultado final: 01 de setembro de 2025
Cachê: R$ 500,00 por artista/grupo/crew selecionado
Quem pode participar: MCs, DJs, B.Boys/B.Girls e Graffiteiros/a residentes em Viamão ou Região Metropolitana
Local de apresentação: Escola Isabel de Espanha, no dia 08 de novembro de 2025
Inscrições online aqui.

Oficinas gratuitas do Hip Hop Ação na escola

Durante os meses de agosto, setembro e outubro, o Hip Hop no Bairro irá oferecer três oficinas práticas de graffiti, breaking e MC – que são elementos do hip hop. As atividades acontecerão no contraturno escolar e são voltadas a alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Isabel de Espanha.

As oficinas são gratuitas e os participantes receberão certificado de conclusão no encerramento do projeto, durante o evento Hip Hop no Bairro, que acontece na escola em novembro.

Serviço – Oficinas Hip Hop Ação na Escola Isabel de Espanha

Local: Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha
Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 1579 – Cecília, Viamão – RS
Público: para os alunos da escola Isabel de Espanha
Período: agosto, setembro e outubro de 2025
Segunda-feira: MC
Quarta-feira: Breaking
Quinta-feira: Graffiti 
Manhã: 09h às 11h
Tarde: 14h às 16h

Hip Hop como ferramenta de transformação

Mais do que um evento pontual, o Hip Hop no Bairro – Cecília é uma ação contínua de reconstrução simbólica, fortalecimento identitário e ocupação cultural dos espaços escolares. A ACH2V acredita no hip hop como uma ferramenta poderosa de transformação social, especialmente em territórios vulnerabilizados, e atua desde 2021 em Viamão promovendo oficinas, eventos, ações educativas e redes de apoio cultural e comunitário.

Sobre a ACH2V

Desde sua fundação em 2021, a Associação da Cultura Hip Hop de Viamão (ACH2V) tem se consolidado como um importante agente na difusão da cultura hip hop no município. A associação promove atividades voltadas à arte, educação e combate às desigualdades, utilizando o hip hop como ferramenta de transformação social. Com ações que vão desde eventos culturais até oficinas educativas, a ACH2V trabalha para fortalecer as redes de apoio comunitário e ampliar o acesso à cultura nas periferias de Viamão.





Fonte

Leia mais