A banda Social Rhutis lança, no dia 24 de outubro de 2025, o single e clipe Emboscada, marcando o início de uma série de sete músicas que estarão disponíveis em todas as plataformas digitais. A faixa representa mais um capítulo na trajetória do grupo, apaixonado pelo reggae e repleto de referências que se traduzem em suas apresentações por São Paulo e em diversos festivais pelo país.
Em mais um grito por paz em meio à guerra urbana, as batidas do reggae expressam a força da resistência e a espiritualidade que sempre marcaram o som da banda. Com uma fusão entre raízes baianas e vivências paulistanas, a Social Rhutis reafirma seu lugar no cenário musical como uma das formações que seguem firmes na preservação e renovação do reggae no Brasil.
“Emboscada traz uma poesia forte e reflexiva, numa analogia entre São Paulo e Salvador, Trenchtown e Hollywood. Nos grandes centros e metrópoles, a violência tem devastado vidas”, explica Marcos Capinam, baterista, compositor e fundador da banda.
O grupo lança uma nova faixa que reafirma seu papel na preservação e renovação do reggae brasileiro
O lançamento será celebrado no dia 9 de novembro, na Cervejaria Tarantino (SP), com uma grande festa que reunirá nomes históricos da cena cultural e do reggae nacional. Estão confirmadas no feat com a Social Rhutis: Denise D’Paula, Fox Ahmad (da banda Leões de Israel) e Dagô Miranda.
O evento segue com Edread & o CLAM, Arrujah e Recôncavo, além dos convidados Velton Ravi e May Sistah. Os DJs Black Rude e Ruddock comandam as pick-ups, enquanto a dançarina Janaína Rubi mistura dança do ventre com reggae. Haverá ainda uma intervenção dos músicos de sopro do Black Work Brass.
A apresentação será conduzida por Valdir, mestre de cerimônias da tradicional Rádio Midnite Reggae. Entre os convidados, destaca-se Dagô Miranda, cria da Bela Vista e militante do rap e do reggae desde os anos 1990, que chega para somar com sua experiência.
Denise D’Paula é cantora, compositora e militante no Fórum do Reggae, atuando há mais de 25 anos nas lutas pelo fortalecimento do reggae feminino preto e pela presença das mulheres nos espaços de cultura.
Com raízes baianas e vivências paulistanas, a Social Rhutis traduz nas batidas de Emboscada um grito por paz e consciência
Fox Ahmad, integrante da banda Leões de Israel, atua como MC e apresentador. Com o grupo, participou de inúmeros projetos e apresentações, consolidando-se como uma figura acessível e admirada pelo público. Sua presença no palco é marcada por uma energia contagiante que une as pessoas em torno de uma mensagem de amor, resistência e fé.
O evento também homenageará Franklin Oliveira, baixista que contribuiu de forma essencial para o trabalho musical da banda, uma homenagem póstuma à sua memória.
“A Social Rhutis tem um som irreverente e único, que o público do reggae brasileiro precisa conhecer. Estamos muito felizes com o lançamento, e é certo que as pessoas vão se identificar com a nossa mensagem”, afirma Profeta, baixista da banda.
Com 17 anos de formação, e em mês de aniversário, a banda segue fortalecendo sua trajetória e acreditando na potência de suas canções, que refletem sobre paz, consciência e coletividade. “Será um momento mágico e especial ver um trabalho realizado com tanta dedicação e esforço de todo um grupo de pessoas”, completa Francisco Korg, tecladista.
Gênero símbolo de resistência, o reggae segue como voz ativa das periferias e das lutas sociais no país
Para Black Anjo, o single resume o espírito da banda: “Emboscada é o tipo de música descritiva da atualidade e, ao mesmo tempo, atemporal. A Social Rhutis retrata a realidade sem filtros, faz um alerta necessário e mostra que devemos cuidar da nossa juventude. Vai ser um marco na nossa história e uma grande celebração.”
Emboscada é mais do que um lançamento. Para a banda, representa uma mensagem que simboliza um ato de fé e resistência de um grupo que, há anos, mantém vivo o legado do reggae no Brasil, reverenciando suas raízes ancestrais e projetando novas mensagens de união, amor e consciência para o futuro.
A Social Rhutis segue firmando seu nome como uma das bandas mais consistentes e autênticas da cena reggae brasileira. O grupo é formado por Reginaldo Paz (voz e composição), Black Anjo (voz e guitarra base), Carla Capinam (backing vocal), Débora Meneses (backing vocal), Diego Melo (guitarra solo), Profeta (baixo), Francisco Korg (teclado) e Marcos Capinam (bateria e composição).
O single Emboscada contou ainda com a colaboração de músicos convidados que participaram das gravações em estúdio e do clipe: Franklin Oliveira, Luiz Aroeira, Tati Rodrigues, Allan William, Jhonny Guedes, Regiane Lima, Deco Style e Alexa Ibinha. Nos shows, a percussão fica por conta de Fábio Canton.
A mixagem e masterização foram realizadas no Studio Casa da Mãe, no Jabaquara (SP). A captação de áudio teve direção técnica de Tony Kaluama, enquanto a captação, edição e direção de foto e vídeo ficaram a cargo de Danilo Ruiz Tudella. A produção musical é assinada por Álvaro Kapaz, com produção executiva de Aldo Labaki.
O trabalho reafirma o compromisso da Social Rhutis com a preservação e expansão do reggae nacional com um som robusto, rústico e visceral, que continua ecoando mensagens de fé, consciência e liberdade.
Redes oficiais
@socialrhutis | socialrhutistv (YouTube) | @tarantinocervejaria
Sobre a Cervejaria Tarantino
A Tarantino é a primeira cervejaria independente de grande porte da cidade de São Paulo. Localizada no coração da Zona Norte, no bairro do Limão, o espaço se tornou um ponto de encontro entre cerveja artesanal e cultura urbana, reunindo música, gastronomia e arte em um ambiente vibrante e acolhedor.
Com o projeto Tarantino Cultural, a marca consolida seu compromisso com a identidade artística paulistana, promovendo eventos e parcerias que fortalecem a cena local. Suas cervejas são frescas, não pasteurizadas e trazem rótulos assinados por artistas de rua — unindo sabor, autenticidade e expressão cultural.
Orgulhosamente independente, a Tarantino acredita na liberdade de escolha e na força da produção local como forma de resistência e celebração da diversidade criativa da cidade.
Relacionado
Fonte