Rachel Reis não teve pressa para apresentar aos fãs seu novo disco — e talvez seja justamente isso que torna Divina Casca tão especial.
Lançado na noite desta terça-feira (15), o segundo álbum de estúdio da cantora baiana chega mais de dois anos depois de Meu Esquema, reafirmando a artista como um dos nomes promissores da nova cena da música brasileira. A sereiona, como costuma ser chamada por seus admiradores, decidiu trabalhar com calma no novo projeto que reflete seu amadurecimento tanto na arte como na vida pessoal.
Na sonoridade do disco, que conta ao todo com 15 faixas, é possível perceber que Rachel escolheu manter sua essência trabalhando com elementos que ela já domina da MPB, reggae, arrocha e eletro pop, ao mesmo tempo em que explorou ritmos com mais gingado e ainda apresentou versos de rap.
Continua após o vídeo
No evento de audição do disco, realizado em Salvador cerca de uma semana antes do lançamento do álbum, a cantora apontou ao TMDQA! que Divina Casca é fruto de um processo cuidadoso e orgânico, no qual ela respeitou o seu tempo para colocar suas ideias em prática:
“O processo da construção tanto da identidade quanto da sonoridade é um processo muito tranquilo, muito fluido. Eu me dei o tempo que eu precisava, nada foi corrido, nada foi feito no sentido de pressa de mostrar algo. Foi um processo lento e, inclusive, comecei em 2023 e fui aos pouquinhos, sabia que eu ia fazer um álbum com aquilo, mas aí eu pegava os rascunhos, escrevia, vivia também para daí fazer uma música. Mas as escolhas dos ritmos foi tudo fluindo naturalmente, eu nunca direcionei pra nada específico, mas sempre mesclado ali porque era o jeito, não tem pra onde correr.”
Os aliados de Rachel Reis em “Divina Casca”
Para somar nesta obra que foi antecipada pelos singles “Ensolarada” e “Deixa Molhar”, Rachel Reis convocou artistas de diferentes expoentes da música brasileira, contando com as participações de BaianaSystem em “Alvoroço”, de Nêssa, Don L e Rincon Sapiência em “Tabuleiro” e de Psirico em “Apavoro”. As colaborações ajudaram a enriquecer ainda mais a proposta de fusão de ritmos que a cantora apresenta em sua carreira.
Na produção, o álbum também teve o apoio de profissionais como Iuri Rio Branco, que já trabalhou com Marina Sena e Liniker, RDD e Chibatinha, da banda ÀTTOOXXÁ, Mariana Volker, que já colaborou com os Gilsons, e dos músicos BARRO e Guilherme Assis.
Continua após o vídeo
Ao TMDQA!, Rachel explicou que Divina Casca reflete uma artista em evolução, que está mais consciente de si, mas que ainda fica com brilho nos olhos diante da música:
“O público vai encontrar no disco uma Rachel um pouco mais madura, mais encantada de novo com as coisas, com a vida, com as possibilidades, mas com mais noção, com um pouco mais de pé no chão. A Rachel do amor está aqui ainda, com certeza, o meu disco tem muito de amor e sempre vai ter, mas o que naturalmente acontece, a gente amadurece né? São quase 4 anos desde que eu lancei meus singles, meu EP, e depois meu primeiro álbum.
Então todos os dias eu não parei de viver a música e o que alimenta ali o espiritual, a coisa divina da música, mas também o trabalho intenso de construção na estrada e com uma equipe incrível. Então isso tudo conta. Então naturalmente a galera vai encontrar essa Rachel e eu espero que eles continuem comigo mesmo assim.”
Continua após o vídeo
O repertório do novo álbum, que também conta com uma versão magnífica de “Sexy Yemanjá”, de Pepeu Gomes (Novos Baianos), e uma canção intitulada “Jorge Ben”, foi acompanhado por visualizers interessantíssimos que contaram com a cantora e com Aline Lata na direção criativa.
Enquanto alguns vídeos apresentam mais movimento e passos de dança, em outros o protagonismo fica com a própria Rachel Reis, reforçando o olhar intimista e poético de sua trajetória. E, como foi dito pela artista, o amor também é um dos destaques das obras visuais.
Com Divina Casca, Rachel Reis volta a provar que é uma das principais integrantes do movimento de renovação da música baiana e deve continuar nos surpreendendo com ótimos trabalhos.
Ouça no player abaixo o novo disco de Rachel Reis!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!
Fonte