O Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anunciou, nesta segunda-feira (23), que Cazuza (1958-1990) será o grande homenageado da edição de número 33 do evento, marcado para acontecer em 2026.
O cantor, que começou na música como líder do Barão Vermelho, morreu aos 32 anos, em decorrência da Aids.
A escolha de Cazuza foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes na reunião: Zé Mauricio Machline, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Zélia Duncan (que participou pela primeira vez como nova integrante do Conselho), Karol Conká, Antônio Carlos Miguel e Giovanna Machline.
“Celebrar Cazuza é celebrar a coragem, a liberdade e a potência de uma obra que segue viva e necessária. Sua música e sua poesia atravessaram gerações e continuam a ecoar nas vozes e nos sentimentos de milhões de brasileiros”, disse Zé Mauricio Machline, criador do prêmio, em nota à imprensa.
Recentemente, na cinebiografia de Ney Matogrosso, “Homem Com H”, disponível na Netflix, o astro foi interpretado pelo ator e modelo Jullio Reis, marido de Manu Gavassi.
Na edição de 2025, que acontecem no comecinho de junho deste ano, os grandes destaques da noite foram as cantoras Liniker (vencedora das duas principais categorias de pop) e Rita Lee, que ao lado de Roberto de Carvalho recebeu o troféu de Melhor Projeto Audiovisual.
Veja a lista completa de destaques e premiados, clicando neste link!
Fonte