Um novo estudo divulgado pelo Observatório do Futebol (CIES Football Observatory) revelou as instituições que mais formaram jogadores para as cinco principais ligas europeias: Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1. No topo do ranking mundial, o FC Barcelona lidera com 40 atletas, enquanto o Flamengo aparece como o único representante do futebol brasileiro na lista.
Hegeonia Espanhola e Francesa no Topo
O pódio da produtividade na formação de talentos é dominado por gigantes europeus. O Barcelona ocupa a primeira posição, seguido pelo Real Madrid (35 jogadores) e pelo Paris Saint-Germain (31 jogadores). O status de excelência do trio é confirmado pela consistência histórica, ocupando as três primeiras posições também nos recortes dos últimos cinco e dez anos.
O top-10 do ranking é composto predominantemente por clubes ingleses e espanhóis, incluindo nomes como Chelsea, Arsenal, Manchester City e Real Sociedad.
Flamengo: O Representante Brasileiro na Elite
Com 11 jogadores formados atuando atualmente no primeiro escalão da Europa, o Flamengo é o único clube do Brasil a figurar no levantamento. O rubro-negro divide espaço com outras referências globais de fora do eixo das “Big 5”, como o Ajax (Holanda), Sporting (Portugal), e os argentinos River Plate (12 jogadores) e Boca Juniors (10 jogadores).
Confira o Ranking do CIES Football Observatory
Abaixo, a lista dos clubes com maior número de jogadores formados atuando nas cinco principais ligas europeias:
- FC Barcelona (ESP) – 40
- Real Madrid (ESP) – 35
- Paris Saint-Germain (FRA) – 31
- Stade Rennais (FRA) – 29
- AFC Ajax (HOL) – 27
- Chelsea FC (ING) – 25
- Real Sociedad (ESP) – 24
- Manchester United (ING) – 22
- Manchester City (ING) – 22
- Arsenal FC (ING) – 22
- (…)
- Flamengo (BRA) – 11
Além da quantidade de atletas, o estudo do CIES também avalia o impacto em campo. No ranking da temporada atual em termos de minutos jogados por atletas formados na base, o Real Madrid ocupa a primeira posição mundial.
Os dados reafirmam a importância estratégica das categorias de base como motor financeiro e técnico para clubes que buscam protagonismo no mercado internacional, destacando a eficiência da formação brasileira representada pelo clube carioca.
Fonte: CIES Football Observatory
Fonte