Brasília será, de 26 a 29 de junho de 2025, o palco da 8ª edição do Prêmio Profissionais da Música (PPM). O evento, que celebra os talentos da música brasileira, expande seu alcance nesta edição para reunir trabalhadores do setor do Brasil, América Latina, África e Europa. Produzido pela GRV Música Media e Entretenimento, o PPM 2025 marca o retorno da 4ª Feira da Música Independente (FMI) e o lançamento da Academia dos Profissionais da Música (APM), que ocorrerão simultaneamente no Museu de Arte de Brasília (MAB).
Com programações convergentes e diversas atrações abertas ao público, o PPM, FMI e APM somam esforços para valorizar, reconhecer e expandir o setor musical. O evento, que se descreve como um movimento que ecoa nacionalmente, visa em 2025 conectar, incentivar e reconhecer aqueles que dedicam suas vidas à música. Profissionais como artistas, produtores, técnicos, jornalistas e outros agentes da cena musical terão a oportunidade de participar de encontros e trocas enriquecedoras.
O PPM reforça sua vocação global ao firmar colaborações com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) – no ano do cinquentenário de sua independência –, com a Asociación para el desarrollo de la indústria de la música iberoamericana (Adimi) e a Red de Periodistas Musicales de Iberoamérica (REDPEMIB). Essas parcerias buscam fortalecer laços e abrir perspectivas para o intercâmbio de experiências entre Brasil e nações da África, América Latina, Europa e Ásia.
Homenagens e Reconhecimento a Destaques da Música
Tradicionalmente, o PPM presta tributo a personalidades que representam as modalidades que guiam suas 202 categorias. Em 2025, as honrarias são concedidas a:
Alaíde Costa (Produção): Cantora e compositora de 71 anos de carreira, uma das grandes vozes da música brasileira, ativa aos 89 anos.
Itamar Assumpção (in memoriam) (Criação): Referência da Vanguarda Paulista, reconhecido por sua obra autoral disruptiva e poética, e precursor do afrofuturismo no Brasil.
Irlam Rocha Lima (Convergência): Jornalista cultural com mais de 45 anos de dedicação à valorização da cena musical, pioneiro na cobertura de música ao vivo em Brasília.
Reco do Bandolim (Educação): Músico, educador e fundador do Clube do Choro de Brasília, importante difusor do choro no país.
Ruy Cezar Costa Silva (in memoriam) (Latam): Artista, educador e articulador cultural brasileiro que levou a produção latino-americana a palcos internacionais.
Solange Cesarovna (PALOP): Cantora e compositora cabo-verdiana, aclamada como “Rainha da Morna do Século XXI”, e atuante em redes internacionais de defesa dos direitos autorais.
Programação Ampla e Diversificada
Realizado pela primeira vez em 2015, o Prêmio Profissionais da Música, idealizado por Gustavo Vasconcellos, apresenta uma programação intensa e diversificada, distribuída por vários espaços culturais de Brasília. O slogan da edição, “Vivam os veículos, plataformas e espaços – do natural ao artificial com escala no real”, reflete a abrangência do evento.
Enquanto o Museu de Arte de Brasília (MAB) abrigará atividades do PPM, FMI e APM, a programação também se estenderá por locais como a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Clube do Choro, Museu Vivo da Memória Candanga e Orbis Estúdios. Além das cerimônias de premiação, o evento oferecerá painéis, palestras, workshows, feira literária, mostra audiovisual e um laboratório de aceleração artística, consolidando-se como um dos mais completos encontros do setor musical.
O PPM é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Celebração dos 50 Anos de Independência dos PALOP
Em 2025, o evento também celebra os 50 anos da independência de vários Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), marcos impulsionados pela Revolução dos Cravos em Portugal, em 1974. Este momento simbólico marca meio século de trajetórias independentes, mas entrelaçadas por laços culturais e linguísticos. O Prêmio Profissionais da Música honra esse diálogo, reforçando seu compromisso com a valorização da lusofonia e celebrando a música como uma ponte entre os povos.
Conselho Sensorial do PPM e Reconhecimento das Categorias
O Prêmio Profissionais da Música reafirma seu papel na valorização da classe musical, abrangendo todas as engrenagens que fazem a música propagar, do compositor ao gestor cultural. Entre as 202 categorias, 178 são preenchidas por inscrições e 18 por indicação via Conselho Sensorial, refletindo a diversidade da cena musical nos pilares Criação, Produção, Convergência e Educação.
O processo de reconhecimento inclui três etapas: votação entre os próprios inscritos, votação popular via internet e, por fim, a avaliação de um júri especializado. Em 2025, são 957 finalistas entre os inscritos e 85 entre os indicados. A edição de 2023 instituiu o Viraliza Brasília, uma premiação exclusiva para o Distrito Federal, berço do PPM, que elege vencedores em 6 categorias por meio de um júri.
O Conselho Sensorial do PPM é composto por 30 profissionais comprometidos com a valorização da música, atuando com neutralidade e independência. O presidente simbólico do Conselho é Roberto Menescal.
Programação Detalhada:
QUINTA-FEIRA | 26 de junho de 2025
10h: Painel Inaugural – Tema: Prêmio Profissionais da Música 8ª edição SomosSemFronteiras (CLDF – Auditório)
10h45: Cerimônia de entrega do Troféu Viraliza Brasília (CLDF – Auditório)
11h45: Cerimônia de entrega de Moção de Louvor (CLDF – Auditório)
9h às 14h: LAB PPM IV (Orbis Estúdio) – Atividades de produção de single, distribuição, edição, divulgação, assessoria de imprensa, ensaio fotográfico, design e capacitação internacional.
19h30: 1ª Noite de Premiação (Clube do Choro de Brasília) – Modalidades: Convergência e Educação. Homenageados: Irlam Rocha Lima e Reco do Bandolim.
SEXTA-FEIRA | 27 de junho de 2025
10h: Palestra 001 – Direitos Autorais e Propriedade Intelectual (MAB), com Jader Windson.
10h30: Palestra 002 – Internacionalização de Carreiras Artísticas (MAB), com Dani Ribas.
11h: Palestra 003 – Mulheres na música brasileira: resistência e existência (MAB), com Julia Ourique e Taissa Maia.
11h30: Palestra 004 – Entre a luta e o ofício: informalidade e formalização (MAB), com Leonardo Escobar.
12h: Palestra 005 – Gestão coletiva, Ecad e Associações (MAB), com Marcela Godoy.
12h30: Palestra 006 – Memória da música: o acervo de Chico Science (MAB), com Maria Goretti de França.
10h30 às 12h: Mostra Audiovisual: Filme Moacyr Luz – O Embaixador dessa Cidade (Museu Vivo da Memória Candanga).
9h30 às 10h: Visita guiada (Museu Vivo da Memória Candanga).
9h às 14h: LAB PPM IV – Continuação (Orbis Estúdio).
10h às 20h: Feira Literária (MAB).
14h: Painel 01 – Profissionais da Música no Brasil: perspectivas e horizontes (MAB), com Arthur de Faria, Socorro Lira, Djuena Tikuna, Thomas Roth. Mediação: Alec Haiat.
15h30: Painel 02 – Do natural ao artificial com escala no real: vivam os veículos (MAB), com Enrique Blanc (México), Humphrey Inzillo (Argentina), Patricia Palumbo e Mario Sartorello. Mediação: Juarez Fonseca.
16h45: Workshow 01 – Ruidagem: a garagem das sete lembranças (MAB). Facilitador: Edson Natale.
17h15: Painel 03 – Atualidade e perspectivas da música e culturas latino-americanas (MAB), com Carolina Goméz, Maria Carrascal, Octavio Arbeláez, Tania Navarette. Mediação: Benjamim Taubkin.
15h30 às 17h: Mostra Audiovisual: Filme Luiz Melodia – No Coração do Brasil (Museu Vivo da Memória Candanga).
15h às 15h30: Visita guiada (Museu Vivo da Memória Candanga).
19h30: 2ª Noite de Premiação (Clube do Choro de Brasília) – Modalidade: Produção. Homenageada: Alaíde Costa.
SÁBADO | 28 de junho de 2025
9h às 14h: LAB PPM IV – Encerramento (Orbis Estúdio).
10h às 20h: Feira Literária (MAB).
10h: Workshow 02 – Mulheres Instrumentistas: trajetórias que inspiram (MAB), com Christianne Neves e Magda Pucci.
11h30: Workshow 03 – Tambor de cordas: ritmos da cultura popular para violão (MAB), com André Siqueira.
14h: Painel 04 – Audiovisual em tempos de telas: caminhos para o crescimento (MAB), com Marcos Souza, Felipe Radicetti, Marcela Godoy, Tarsila Alves. Mediação: Marcio Mazzeron.
15h30: Workshow 04 – Do sonho ao palco: vivências de um músico independente (MAB), com Philipe Tangi.
19h30: 3ª Noite de Premiação (Clube do Choro de Brasília) – Modalidades: Criação, Distribuição e Conexões. Homenageados: Alaíde Costa, Solange Cesarovna, Itamar Assumpção (in memoriam).
DOMINGO | 29 de junho de 2025
10h às 20h: Feira Literária (MAB).
10h: Workshow 05 – Musicoterapia: como você pode promover a sua saúde física, mental/psíquica, emocional e social, através da música (MAB), com Izabella Paz.
11h30: Workshow 06 – As relações entre a música nordestina e o jazz (MAB), com Paulo Henrique Sousa Dantas.
15h15: Workshow 07 – Sonoridades fronteiriças: aspectos da performance musical em gêneros musicais transnacionais Brasil/Uruguai/Argentina (MAB), com Ghadyego Carraro.
16h30: Workshow 08 – Narrativas Sonoras – O Impacto do Som no Audiovisual e nos Games (MAB), com Vanderval Lopez.
Serviço:
Prêmio Profissionais da Música
Datas: De 26 a 29 de junho de 2025
Locais: Câmara Legislativa do Distrito Federal, Museu de Arte de Brasília, Museu Vivo da Memória Candanga, Clube do Choro.
Fonte