PUBLICIDADE

Começa neste fim de semana a 1ª Mostra Feminina de Hip-Hop na Zona Leste de São Paulo – Rap Mais

[ad_18] Evento itinerante promove cultura urbana com foco na atuação feminina no Hip-Hop; atividades gratuitas incluem shows, oficinas, bate-papos e exibição de documentários. A capital paulista recebe a partir deste sábado (17) a 1ª Mostra Feminina de Hip-Hop, projeto cultural que propõe destacar o protagonismo feminino na cultura Hip-Hop. Contemplada pelo Programa de Ação Cultural […]

Começa neste fim de semana a 1ª Mostra Feminina de Hip-Hop na Zona Leste de São Paulo – Rap Mais

[ad_18]

Evento itinerante promove cultura urbana com foco na atuação feminina no Hip-Hop; atividades gratuitas incluem shows, oficinas, bate-papos e exibição de documentários.

A capital paulista recebe a partir deste sábado (17) a 1ª Mostra Feminina de Hip-Hop, projeto cultural que propõe destacar o protagonismo feminino na cultura Hip-Hop. Contemplada pelo Programa de Ação Cultural (PROAC), a iniciativa terá quatro edições entre os meses de maio e julho de 2025, sendo três em São Paulo e uma em Porto Alegre. A abertura ocorre no CDC Vento Leste, na Zona Leste da capital, com programação gratuita que inclui oficinas de grafite, exibição de filmes, rodas de conversa e apresentações musicais.

A proposta da Mostra surgiu a partir da produção de um documentário sobre a rapper Lica Tico, integrante do grupo La Bella Máfia, um dos primeiros coletivos femininos de rap do país. A ideia se expandiu para abarcar outras expressões da cultura urbana, com foco na atuação de mulheres. A abertura oficial acontece neste sábado (17)

“A Mostra nasceu de um documentário e dessa questão: quem vai ver o documentário? Como a gente vai lançar, como vai chegar nas pessoas? Então teve esse recorte de onde a gente vai assistir os nossos documentários, onde a gente vai conhecer nossas histórias e onde a gente pode fortalecer a união tão necessária entre as mulheres numa cultura que ainda falta muito espaço e muito protagonismo feminino em todas as expressões da cultura Hip-Hop”, explica Lica Tico.

O primeiro dia de atividades contará com apresentações musicais de Lívia Cruz com participação de Dryca Ryzzo, show da rapper Karol de Souza, e bate-papo com Mari Bergel, CEO da Boia Fria Produções, e a grafiteira Rizka. A discotecagem será comandada pelo coletivo Beat, Please. A programação tem início às 14h.

Documentários serão exibidos ao longo do evento, incluindo:

“Mulher, Mãe e Artista” (2024) – 21min03s

“Francamente Hip-Hop Delas” (2025) – 42min08s

“O Rap Delas” (2016) – 23min57s

Oficina de grafite acontece nos dias 14, 16 e 17 de maio

A oficina de grafite será ministrada pelas artistas visuais Zicra Monique e Amanda Pankill, com aulas das 17h às 19h no CDC Vento Leste. A atividade é gratuita, voltada para todos os públicos e dividida em momentos teóricos e práticos. O objetivo é incentivar a expressão artística e promover a inclusão de mulheres cis, homens cis, pessoas trans, não-binárias e LGBTQIAPN+.

Próximas edições

A Mostra Feminina de Hip-Hop terá mais duas edições na cidade de São Paulo, previstas para os meses de junho e julho, e uma em Porto Alegre. Os locais e datas serão divulgados pelas redes sociais do evento.

SERVIÇO

Evento: 1ª Mostra Feminina de Hip-HopData: 17 de maio de 2025

Horário: a partir das 14h

Local: CDC Vento Leste – Rua Dr. Frederico Brotero, 60 – Cidade Patriarca, São Paulo – SP

Acesso: próximo ao metrô Patriarca

Faixa etária: livre

Acessibilidade: tradução em Libras e legendas nos filmes

[ad_21]

Fonte

Leia mais