A Fundação Cultural Latin GRAMMY abriu as inscrições para a quinta edição do Leading Ladies of Entertainment Mentorship Program. Em 2026, a iniciativa chega com uma mudança: serão 20 mentoradas selecionadas, o dobro das edições anteriores. A proposta da Fundação Cultural Latin Grammy é criar um caminho direto entre mulheres interessadas na indústria da música latina e profissionais que já ocupam posições estratégicas no setor.
O programa integra o conjunto de bolsas e ações educacionais da Fundação e busca reduzir a lacuna de gênero no entretenimento. As inscrições seguem abertas até 6 de abril e o resultado será divulgado em maio.
Como funciona a mentoria e quem pode participar
As 20 selecionadas terão acesso a sessões individuais de uma hora ao longo de três meses com mentoras que já foram homenageadas pelo Leading Ladies of Entertainment ou que atuam em áreas relevantes da indústria. Além das conversas personalizadas, as participantes também recebem tarefas práticas voltadas ao seu desenvolvimento profissional.
O programa é aberto a mulheres, pessoas não-binárias e não conformes de gênero com 18 anos ou mais. É necessário demonstrar interesse em trabalhar na indústria da música e afinidade com a música latina. O processo de candidatura inclui formulário online, dois textos curtos sobre trajetória e objetivos profissionais e um vídeo de até 90 segundos explicando como a mentoria pode contribuir para a carreira.
As candidatas podem escolher áreas específicas de interesse, como gerenciamento musical, marketing e marketing digital, A&R e editoração, publicidade, composição, turnês e eventos, produção e engenharia musical, parcerias de marca e tecnologia aplicada à música, incluindo plataformas como Spotify e YouTube. A ideia é aproximar as mentoradas de profissionais que já trilharam esse caminho e podem compartilhar experiências reais do mercado.
Dobro de vagas e foco em formação de lideranças
O aumento para 20 vagas sinaliza um movimento de expansão da iniciativa. Desde sua criação, o Leading Ladies of Entertainment tem como base a lógica da retribuição: mulheres já consolidadas na indústria apoiando a formação da próxima geração.
“Na Fundação Cultural Latin GRAMMY, acreditamos que o acesso cria oportunidades, e o Leading Ladies Symposium e o programa de mentoria são lembranças poderosas do que acontece quando as mulheres se unem com um propósito, comprometidas em garantir que as futuras gerações tenham acesso a recursos e oportunidades. Agradecemos à Open Society Foundations por compartilhar nossa visão de reunir um grupo tão inspirador de mulheres que estão generosamente compartilhando suas histórias, insights e liderança para ajudar a criar caminhos para a próxima geração de mulheres na música.”, disse Raquel “Rocky” Egusquiza, diretora executiva da Fundação Cultural Latin GRAMMY.

Neste ano, a Open Society Foundations atua como patrocinadora principal tanto do programa de mentoria quanto de outras iniciativas ligadas ao Leading Ladies. A organização é uma das maiores financiadoras privadas de projetos voltados a direitos, equidade e justiça social.
Criada em 2014 pela Academia Latina da Gravação, a Fundação Cultural Latin Grammy já destinou mais de US$ 15 milhões em bolsas e subvenções, segundo dados institucionais da entidade. A mentoria integra esse esforço educacional, que inclui também programas acadêmicos e apoio financeiro a estudantes de música latina.
Paralelamente à abertura das inscrições, a Fundação realizará em março o primeiro Leading Ladies of Entertainment Symposium, na Flórida, reunindo homenageadas e profissionais do setor para discutir liderança e carreira. Embora seja um evento distinto, o simpósio dialoga com a proposta da mentoria ao conectar novas profissionais com referências consolidadas da indústria.
As inscrições para o Leading Ladies of Entertainment Mentorship Program 2026 foram abertas em 19 de fevereiro e seguem até 6 de abril, às 23h59 no horário da costa leste dos Estados Unidos. Candidaturas incompletas ou enviadas após o prazo não serão consideradas.
Leia mais:
Fonte