A cinebiografia musical é um gênero extremamente fascinante. As obras baseadas nas vidas de bandas e artistas enaltecem as conquistas dos músicos, mas também revelam os bastidores, as dores e os momentos decisivos que moldaram a trajetória de lendas da música.
Mais do que ouvir canções, o público quer entender quem eram as pessoas por trás do microfone e dos instrumentos. É o que prova o sucesso de megaproduções como Bohemian Rhapsody (2018) e Rocketman (2019), que falam sobre as vidas de Freddie Mercury e Elton John, respectivamente, e dos mais recentes A Complete Unknown (2024), sobre Bob Dylan e Homem com H (2025), sobre Ney Matogrosso.
Mesmo com diversos filmes biográficos já aclamados, ainda existe uma lista extensa de bandas e artistas, tanto nacionais como internacionais, com trajetórias inspiradoras que são dignas de serem compartilhadas com o público.
A seguir, reunimos dez nomes que merecem ter suas histórias contadas nas telas do cinema. Confira!
10 bandas e artistas que merecem ganhar um filme biográfico
Racionais MC’S
O Racionais MC’S é considerado um dos grupos mais influentes do Rap nacional. Uma cinebiografia poderia revelar mais detalhes sobre a trajetória do grupo formado em 1988 nas periferias de São Paulo por Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock, trazendo também uma discussão sobre como o coletivo se tornou de extrema relevância na cena cultural do Brasil ao traduzir em rimas e versos a complexidade das periferias e as lutas da população negra, que são questões debatidas até hoje.
Metallica
O Metallica completa 45 anos de carreira em 2026, e se tem um grupo de Metal que merece ter sua história contada em um filme biográfico, é ele. A lendária banda formada em Los Angeles passou por diversas fases, incluindo momentos difíceis e delicados como a morte do baixista Cliff Burton e as saídas de Dave Mustaine, Ron McGovney e Jason Newsted.
Um filme sobre a banda poderia mostrar tanto os bastidores de uma das maiores bandas do mundo, que ajudou a redefinir o Heavy Metal, como a vulnerabilidade de seus atuais integrantes James Hetfield, Kirk Hammett, Lars Ulrich e Robert Trujillo.
The Clash
O The Clash integrou um dos movimentos mais importantes da cena musical ao ser um dos principais representantes do Punk Rock. A banda, dona do emblemático disco London Calling, que ajudou a moldar o estilo entre as décadas de 1970 e 1980, atraiu uma legião de fãs ao sofisticar o espírito rebelde do punk, incorporando elementos do reggae, rockabilly e até hip-hop sem perder a essência do gênero.
A vida de seus integrantes, o contexto de Londres naquele período e o impacto musical do grupo criam um enredo impecável para um filme que explora temas como música e contracultura.
Titãs
O Titãs foi uma das bandas que ajudou a definir o Rock no Brasil nos anos 80 e, com sua formação inicial atípica de nove membros, incluindo Arnaldo Antunes, Branco Mello, Ciro Pessoa, Sérgio Britto, Nando Reis, Paulo Miklos, André Jung, Marcelo Fromer e Tony Bellotto, ficou conhecida por experimentar o Rock com elementos de diferentes estilos como Punk, New Wave, MPB e mais.
Do impacto do seu terceiro disco Cabeça Dinossauro (1986) à reunião histórica da turnê Titãs Encontro em 2023, há material de sobra para um filme biográfico do lendário grupo brasileiro.
Bikini Kill
A Bikini Kill é uma daquelas bandas que, se tivesse sua trajetória exibida nos cinemas, prenderia a atenção de qualquer telespectador. O grupo liderado por Kathleen Hanna é considerado um dos mais influentes do movimento Riot Grrrl e, através de suas letras provocativas e performances cheias de energia, a banda confrontou o machismo e desafiou padrões sociais, dando voz às experiências das mulheres e dissidências, inspirando uma geração a se expressar sem medo.
Megadeth
O Megadeth anunciou este ano que vai encerrar suas atividades depois de quase 45 anos de estrada. Este seria um interessante momento para compartilhar com o mundo detalhes da história da banda fundada em 1983 por Dave Mustaine após sua saída do Metallica. O grupo, que vai se despedir dos fãs com uma turnê mundial e o lançamento do seu 17º álbum, se tornou um dos nomes mais marcantes do Thrash Metal.
*NSYNC
O *NSYNC foi formado em 1995 por Justin Timberlake, Lance Bass, JC Chasez, Joey Fatone e Chris Kirkpatrick e marcou a história da música pop entre o fim dos anos 90 e começo dos anos 2000 com suas obras que alcançaram o topo das paradas.
O sucesso da boy band, que atraía multidões para shows marcados por coreografias e grandes hits, justificam uma cinebiografia da banda, que também pode explorar os bastidores do subgênero teen pop e os caminhos que cada integrante seguiu após o fim da banda.
The Donnas
Outra banda feminina da cena Punk que pode chamar atenção nas telas do cinema é o grupo californiano The Donnas, que evoluiu dos ensaios na garagem para performances enérgicas nos grandes palcos ao redor do mundo. Sua trajetória foi marcada por amizade, atitude e autonomia, com o grupo deixando em determinado momento a grande gravadora Atlantic para abrir seu selo próprio, o Purple Feather Records.
Legião Urbana
Assim como os Titãs, outra banda brasileira de Rock que deixou um importante legado na história da música é a Legião Urbana. O grupo formado em Brasília em 1982 era liderado pelo saudoso e lendário Renato Russo, que conquistou inúmeros fãs com suas composições icônicas, alternando entre letras críticas voltadas aos aspectos políticos da sociedade brasileira e canções românticas.
Seu filme biográfico teria a chance de explorar tanto a criatividade quanto a fragilidade de Renato, como também os bastidores da banda que lançou clássicos como “Tempo Perdido”, “Que País É Este?”, “Faroeste Caboclo”, “Eduardo e Mônica” e tantos outros.
Spice Girls
As Spice Girls foram um verdadeiro fenômeno da música pop em meados dos anos 90 com Mel B, Melanie C, Emma Bunton, Geri Halliwell e Victoria Beckham apresentando hits como “Wannabe”, “Say You’ll Be There” e vendendo números significativos de álbuns. Um filme sobre o girl group poderia revisitar a explosão global do pop, além dos bastidores da carreira da banda que abriu o caminho para diversas outras estrelas do Pop que se destacaram nos anos 2000, explorando ainda detalhes do que levou o grupo a encerrar suas atividades.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!
Fonte