Na filosofia Hindu, Maya é a ilusão que nos faz acreditar que somos apenas o que vemos. Depois de expor ao mundo seus relatos e mentalidade de vida no single Amanheceu, Janvi rompe esse véu para reconhecer o seu eu verdadeiro com o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio, VEMSER, lançado pela Central Records e que, assim como ela, permeia entre vários nichos e gêneros musicais.
VEMSER reflete uma trajetória que não é linear e traz à tona os atravessamentos musicais que Janvi teve ao longo da vida em busca da centelha divina que habita cada ser. Essa complexidade da artista é refletida na mescla de batidas como Boombap, Amapiano, Brazilian Drum N’ Bass, House e R&B às sonoridades e estéticas do Soul, Jazz e MPB por meio da tecnologia, moda e música, buscando criar conexões reais entre pessoas reais e igualmente complexas.
Natural de Foz do Iguaçu (PR), a rapper, que tem ancestralidade indiana, revela que o álbum nasce como um manifesto das raízes de Janvi e as marcas impressas em sua alma durante sua trajetória: a busca por pertencimento, o enfrentamento ao racismo, a reconstrução da autoestima e a vontade de reverter narrativas que tentaram defini-la.
“O projeto faz esse movimento de destruição criadora: quebra o espelho que só mostrava a superfície e constrói um reflexo mais profundo, alinhado com quem você é de verdade. Assim, o espelho deixa de ser só um objeto de validação externa e vira um portal de autoconhecimento. Ao se olhar de novo, você não vê mais só a forma e reconhece o SER, que é livre, ancestral e revolucionário”, comenta Janvi.
Rico Manzano, co-fundador da Central Records, conheceu Janvi durante um projeto para a Converse, onde produziu uma faixa que contou com a participação dela. A experiência conectou ambos tanto pessoalmente quanto musicalmente e assim surgiu o convite de lançar o primeiro álbum dela pela gravadora.
“Janvi e o produtor Safe levantaram todas as bases antes de chegar no estúdio, e já estava muito legal e bem produzido. No Estúdio Central, adicionamos vários instrumentos orgânicos e gravamos vozes e o feats também, assim o projeto ganhou um corpo musical maior ainda. ‘VEMSER’ é um álbum que explora principalmente o Rap, mas completamente envolto no R&B, com até drum n’bass presente em algumas faixas, aliando o eletrônico ao orgânico. O álbum é pra dançar, escutar as letras com atenção, e que com certeza vai perdurar no mundo da musical”, afirma Rico Manzano.
Entre as colaborações do álbum, estão Alra Alves, que participa do single “Amanheceu”, e Muse Maya em “Ele Jura”. “VEMSER” já está disponível em todas as plataformas digitais.
Sobre Janvi
Nascida em Foz do Iguacu (PR), a MC, skatista, beatmaker, compositora e produtora cultural Janvi traz em seus projetos sonoridades únicas, inspiradoras e de resgate do protagonismo feminino dentro das artes urbanas, do movimento Hip Hop e do skate.
protagonismo feminino dentro das artes urbanas, do movimento Hip Hop e do skate.
Em sua cidade natal criou o coletivo de skate Muamberas Crew em 2020, realizando eventos culturais voltados ao skate feminino de Foz do Iguaçu. Em 2023 criou o Laboratório VEMSER, através de um desdobramento do álbum, focado na comunidade e experimentação da mulheridade e da comunidade LGBTQIA+. O LabVEMSER hoje conecta mais de 90 artistas de todo globo em um grupo do WhatsApp e realizou eventos físicos e online conectando o universo Hip Hop, da moda, tecnologia, artes visuais, skate e outras áreas artísticas. É do diálogo multicultural e da vontade de inovar que consolida a busca em desenvolver essa criação em formato de plataforma aberta como um meio de se emancipar.
Sobre a Central Music
Criada em 2023 por Rico Manzano, produtor e supervisor musical, e Chico Lowndes, empresário da economia criativa, a Central Music é um hub que reúne o selo Central Records e o Estúdio Central. Localizado no centro de São Paulo, o espaço se dedica a impulsionar novos artistas e fomentar a cena musical brasileira.
Veja também:
Kendrick Lamar e Dave Free lançam agência criativa voltada à cultura
Cotia recebe a 1ª Semana do Hip Hop com shows, graffiti e muralismo gratuito
Após receber o Disco de Ouro, Alee lança o projeto “CAOS DLX” com grandes participações do rap nacional
Relacionado
Fonte