A Universal Music Group (UMG) acaba de anunciar uma parceria estratégica com a empresa de gestão de ativos intelectuais Liquidax Capital, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a comercialização de suas patentes de tecnologia baseadas em inteligência artificial. A iniciativa busca fortalecer o papel da Universal no avanço de soluções tecnológicas voltadas à indústria da música, especialmente em áreas como marketing de artistas, análises de audiência e gestão de direitos.
Desde 2020, a UMG vem registrando patentes relacionadas à aplicação de IA no setor musical. Entre os destaques, está uma tecnologia voltada à identificação de públicos de alto valor para campanhas de marketing, patente concedida em 2022. Em 2024, a companhia entrou com um pedido focado em bem-estar, capaz de gerar e adicionar batidas binaurais a faixas de áudio existentes, utilizando aprendizado de máquina.
Com a nova colaboração, a Liquidax apoiará a UMG no desenvolvimento, registro e licenciamento de patentes, ampliando o portfólio da companhia e viabilizando novos produtos para o mercado global. Já foram protocolados 15 pedidos de patente nas áreas de colaboração musical, criação de campanhas e conteúdos multimídia, música e saúde, proteção contra ameaças de IA, administração musical e gestão de direitos. Duas dessas patentes já foram oficialmente concedidas.
Nova entidade será responsável pelo licenciamento global
A parceria entre as empresas também resultou na criação da Music IP Holdings, Inc. (MIH), entidade que ficará responsável por licenciar as tecnologias e patentes de IA desenvolvidas junto à UMG para o mercado internacional. O objetivo é permitir que essas soluções possam ser utilizadas por parceiros comerciais, plataformas e outros players do setor.
Segundo Chris Horton, vice-presidente sênior de tecnologia estratégica da UMG, a iniciativa reforça o comprometimento da companhia com a inovação tecnológica:
“Na Universal Music Group, estamos assumindo um papel muito ativo no estímulo à inovação. Com base em nosso histórico de pesquisas, avanços científicos e pedidos de patente bem-sucedidos, estamos animados para expandir significativamente nossos esforços internos, com foco dedicado na tecnologia de IA. E estamos muito satisfeitos em entrar nesta colaboração com a Liquidax, com quem pretendemos desenvolver uma relação estratégica forte que amplificará nossa capacidade de desenvolver propriedade intelectual e levá-la ao mercado, acelerando a evolução do ecossistema musical.”
Parcerias anteriores e defesa do uso ético da IA
A parceria com a Liquidax se soma a uma série de iniciativas recentes da Universal envolvendo inteligência artificial. Em outubro de 2024, a empresa firmou um acordo com a KLAY Vision Inc. para o desenvolvimento de um modelo comercial ético de geração musical por IA, em colaboração com artistas e criadores. A UMG também integra o programa de incubação de IA do YouTube, além de ter feito parceria com a ProRata.ai, uma startup voltada à atribuição automatizada de autoria com tecnologia generativa.
Nos últimos anos, a gravadora tem se posicionado de forma ativa contra o uso não autorizado de músicas e gravações para o treinamento de modelos de IA. A Universal participou de processos judiciais contra plataformas como Anthropic, Suno e Udio, além de ter ajudado a lançar a Human Artistry Campaign em 2023, movimento que defende a preservação dos direitos dos artistas humanos diante do avanço da automação.
Uma nova fase
Para a Liquidax Capital, a parceria representa uma oportunidade de fortalecer o ecossistema de propriedade intelectual na indústria musical. A empresa, fundada por Daniel Drolet, já trabalhou com companhias da lista Fortune 500, investidores globais e agências governamentais em regiões como América do Norte, Europa e Ásia.
“Estamos honrados e empolgados por fazer parceria com a UMG, líder global em inovação musical e IA ética. Estamos totalmente focados em fortalecer a liderança da UMG e suas tecnologias de ponta, especialmente em IA, para empoderar seus artistas, proteger os direitos criativos, promover parcerias e melhorar a experiência dos fãs da UMG no mundo todo. Estamos empolgados para moldar o futuro da música.”
Com a criação da MIH e o apoio técnico da Liquidax, a Universal amplia sua estratégia de proteção e expansão tecnológica em um momento em que a inteligência artificial vem redesenhando as fronteiras da criação e da distribuição musical. A expectativa é que a parceria traga novas soluções comerciais em um cenário em que IA e indústria musical coexistem.
Fonte