Uma das coisas mais fascinantes que o mundo da música é capaz de proporcionar é o encontro entre artistas de diferentes gerações. No universo do Rock, onde o peso da tradição muitas vezes fala mais alto, essa troca entre músicos veteranos e artistas mais jovens costuma gerar tanta surpresa quanto impacto.
Parte dos admiradores mais conservadores do Rock prefere ver seus ídolos imersos somente no estilo que os consagrou, resistindo à ideia de que eles trabalhem com artistas de outros gêneros ou épocas. Porém, muitos artistas veteranos seguem um caminho contrário e demonstram com frequência curiosidade e abertura para explorar novas possibilidades.
Existem inúmeras razões pelas quais ícones do Rock decidem trabalhar com artistas mais jovens, entre elas a vontade de se reinventar ou até de suprir o desejo de se conectar com públicos de outras gerações.
Ao longo dos anos, a indústria da música foi marcada por diversos encontros entre bandas e artistas influentes como Metallica e Paul McCartney com artistas que cresceram ouvindo suas obras, como Lady Gaga e Rihanna.
A seguir, relembramos cinco momentos em que grandes nomes do Rock dividiram os vocais com artistas da nova geração. Confira!
Metallica e Lady Gaga
Metallica e Lady Gaga uniram forças em 2017 para fazer uma performance inédita na cerimônia do Grammy. O momento rendeu uma apresentação enérgica e polêmica de “Moth Into Flame”, uma das melhores canções do disco que estava sendo lançado pelo influente grupo de Metal naquele ano, Hardwired… to Self-Destruct.
A performance que tinha tudo para ser histórica não saiu como planejada pois o microfone de James Hetfield falhou constantemente durante a música, mas por conta disso a apresentação ganhou um toque especial com o vocalista e Gaga improvisando um dueto que no final acabou surpreendendo a todos. A apresentação recebeu muitos elogios principalmente pela maneira como Lady Gaga agiu e pela sintonia impressionante entre os vocais dos músicos.
Robert Smith e Olivia Rodrigo
Um dos encontros mais recentes entre músicos de diferentes gerações foi protagonizado por Olivia Rodrigo e Robert Smith. A artista, que se tornou um fenômeno pop nos últimos anos, convidou o veterano do rock alternativo para fazer uma participação especial durante seu show no palco principal do lendário festival de Glastonbury.
Descrito por Olivia como “o maior compositor inglês da história” e seu “herói pessoal”, Robert apareceu para cantar dois clássicos lançados pelo The Cure, “Friday, I’m In Love” e “Just Like Heaven”, e encantar a plateia do evento.
Ozzy Osbourne e Post Malone
A parceria entre Ozzy Osbourne e Post Malone funcionou super bem e rendeu duas músicas interessantíssimas. A lenda do Black Sabbath participou inicialmente da canção “Take What You Want”, que integrou o terceiro álbum de Posty, Hollywood’s Bleeding, lançado em 2019. A faixa também contou com o rapper Travis Scott.
No ano seguinte, Osbourne explorou elementos do Punk na faixa “It’s A Raid” e convidou Malone para gravar a música junto com ele. A faixa integrou o álbum Ordinary Man, que marcou o primeiro álbum do Príncipe das Trevas em 10 anos.
Paul McCartney e Rihanna/Kanye West
Paul McCartney tem uma longa história de colaborações e, em 2015, o astro dos Beatles se juntou a Rihanna e Kanye West no single de sucesso “FourFiveSeconds”. A canção, que apresenta elementos do soul pop e até do country, teve seu violão gravado por Macca.
O músico veterano chegou a confessar que em determinado momento até ficou em dúvida se estava realmente na música. Ao ligar para West e questionar sua presença, o rapper explicou que o instrumento foi acelerado, e Paul disse que isso foi feito de uma forma que nem ele conseguiu reconhecer. Ossos do ofício!
Stevie Nicks e HAIM
Em 2014, as irmãs HAIM foram convidadas pela T: The New York Times Style Magazine para visitar a mansão de Stevie Nicks em Los Angeles. O encontro, então, proporcionou uma performance de “Rhiannon”, clássico do Fleetwood Mac.
Recentemente, mostrando que o encontro não passou batido, Nicks fez uma série de elogios ao trio formado por Danielle, Alana e Este Haim. Além de ter dito que as artistas poderiam ter integrado sua lendária banda, ela sugeriu que uma música inédita em parceria com as irmãs pode estar sendo produzida. Vem aí!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!
Fonte